sábado, 29 de junho de 2013

12 - A coloração no som produzida pelos diferentes modos de gravação: Até onde isso importa.

Começaremos com a gravação de um disco de vinil proveniente de um sinal de CD usado como master. u seja, um master digital gerando sinal para o torno de corte de vinil? Será que o vinil soará como um CD ou não terá as qualidades intrínsecas de um vinil originado de um processo totalmente analógico? A resposta é não. Importante é registrar que mesmo que um vinil seja cortado a partir de um sinal digital, o ambiente em que ele tocará, será totalmente analógico, o que diferirá sonoramente do disco digital que o originou. E porquê? Porque um vinil não é "lido" por uma leitora ótica a raios laser com corte em 0dB FS (Full Scale, no momento da gravação). Ele é lido por um sistema de indutância magnética chamado cápsula e, a cápsula não tem um comportamento linear como uma leitora que faz o corte em determinada freqüência. A cápsula gera um sinal em tensão que tem um comportamento não-linear, um comportamento LIVRE, ou seja, ela gera picos de voltagem em determinadas freqüências o que é bom para os harmônicos do som. Dependendo do vinil, a cápsula acrescenta decibéis a mais e incrementa determinadas frequëncias. A cápsula gera um sinal absolutamete em tensão, de um comportamento livre, indomado, ao passo que a leitora gera um sinal comportado e limitado, que é transformado em corrente após a numerização (Vulgo digitalização) a 20.050 hertz ou a 48 kHz. Coisa bem comportada. (Respectivamente gerado o primeiro por 44.100 a.s e 96.000 a.s. ("A.s" é abreviatura de "amostras por segundo", segundo o teorema de Nyquist e muita gente confunde e chama amostra por segundo de kilohertz. É um erro).
Mas perguntariam: Mas isso não colore o som? E eu respondo: Qual é o som que não é colorido por diversas influências do ambiente? Como na vida real: Uma banda não toca a mesma música igual duas vezes. A cada ambiente que vai, existem as influências acústicas do teatro, da casa de show ou mesmo da topografia ao redor se o som for ao ar livre. O ar influencia; a temperatura, obstáculos, prédios, montanhas; tudo. Não existe música tocada de maneira igual duas vezes. Ela não existe matemática e fisicamente igual a cada momento em que é tocada. Existe também o colorido proporcionado pela emoção dos artistas, que não é a mesma a cada apresentação ou show, mesmo tentando tocar de maneira igual a mesma música. Nem a mesma caixa acústica, de fábrica, produzida com teste em câmaras anecóicas, tocará igual em cada casa ou apartamento, sendo influenciada pelo colorido dessa casa ou apartamento. Razão? Sua casa não é uma câmara anecóica. Ou seja, a vida trata de colorir a música.