sábado, 29 de junho de 2013

22 - As Diversas Curvas de Equalização usadas nas gravações de LP's antes da Padronização RIAA

Foram elas: Columbia (1925 - 1937) - 200 Hz; Victor (1925 - 1937) - 200 Hz; Westrex - 200 Hz; Decca (1935 - 1949) - 250 Hz; EMI - 250 Hz; English Columbia - 250 Hz; HMV (1931) - 250 Hz; EMI (1931) - 250 Hz; London - 250 Hz; Blumlein - 250 Hz; Columbia (1938 - End) -300 Hz; BSI - 350 Hz; Capitol - 400Hz; Mercury - 400 Hz; Brunswick - 500 Hz; Decca (1925 - 1929) - 500 Hz; Edison Laterals (1929) 500 Hz; MGM - 500 Hz; Parlophone - 500 Hz Victor (1938 - 1952) - 500 Hz; “629” - 629 Hz. Acoustical Recordings - 0 Hz (Não equalizava nada. Note-se que esta última não usava o processo, equalizando normalmente suas gravações. A fórmula matemática para a obtenção da curva RIAA, para os que desejam aprofundar-se no assunto, você encontra no site http://www.tanker.se/lidstrom/riaa.htm