O Vinil consolida-se como mídia em superioridade sonora. Ultrapassa o CD (20.050 Hz); o SACD, o DVD-A e outras mídias que só tocam via codec, todas com corte em 48 kHz. Ultrapassando os 48 kHz, o vinil parece não ter limites: Tem sons ultra-sônicos que atingem mais de 100 kHz. Tem um registro integral, não "fatiado" como os CD’s e sua durabilidade é indeterminada. O Material só degrada-se em 500 anos e isso é sustentabilidade.
sábado, 29 de junho de 2013
51 - Mono e estéreo: Mitos
Mono e estéreo: Entendendo. Veja tudo em animação e vai entender: http://www.vinylrecorder.com/stereo.html . O som mono atual tem tanto efeito palco quanto o som estéreo, com a vantagem de ter o som completo em ambos os canais. Na minha opinião, o "estéreo" foi mais uma invenção da indústria para vender aparelhos e fazer as pessoas descartarem-se de seus equipamentos monos. Porquê? Primeiro, pela razão já acima explicada. Segundo, porque - Você já reparou? Quando você está diante de uma banda de música, seja de qualquer gênero musical, você por acaso percebe que a guitarra está no canto esquerdo e que a bateria está no canto direito? Ou que a voz do cantor está no canto direito e o triângulo ou flauta no esquerdo? Claro que não! Estão todos os instrumentos na sua frente! O que você percebe é a tridimensionalidade do som, ou o que os audiófilos chamam de "profundidade de palco". Então isso é o que interessa: Profundidade de palco. O resto foi invenção da indústria para vender novos equipamentos a título de "avanço tecnológico". Tanto que muitos audiófilos preferem o som mono, quando eles mesmos não encomendam a engenheiros projetistas seus valvulados mono. Converter LP's em MP3 ou CD é o mesmo que comprar uma Ferrari e colocar um motor de Fusca." (José Augusto, audiófilo de Ribeirão Preto, SP.) Isso. Eu endosso: Passar de vinil p'ra CD ou mp3 é a mesma coisa que tirar um motor de uma Ferrari e colocar o de um Fusca. Essa é a comparação.